Rodrigo Pires - Reflexão Individual

 

        De forma geral, faço um balanço bastante positivo desta unidade curricular. Fui confrontado com diversos aspetos que até então nunca me tinham sido apresentados, e pude deste modo compreender melhor este procedimento tão importante na prática do Psicólogo- A avaliação psicológica.
        Por um lado, apesar de já ter alguma aproximação a algumas das temáticas lecionadas, nomeadamente à observação e aos testes psicológicos, esta era até então bastante superficial. Contudo, com o trabalho que vim a desenvolver ao longo deste semestre consegui aprofundar muito mais tanto estes campos como os novos que fui descobrindo. A minha compreensão dos parâmetros subjacentes à avaliação Psicológica aumentou exponencialmente, e posso agora dizer que já possuo algum domínio dos conteúdos que me foram apresentados.
        Esta unidade curricular foi também particularmente útil para que conseguisse ter uma noção mais elaborada da complexidade subjacente a alguns processos, nomeadamente à questão dos testes e escalas psicológicas, bem como o seu planeamento, construção e aplicação.
        Foi bastante interessante colocar um pouco da teoria em prática na tarefa da observação, e graças a ela consegui entender o quão desafiante e difícil é controlar adequadamente um ambiente para poder observar eficazmente.
        Contudo, confesso que nem todos os conteúdos foram do meu agrado, e alguns foram mais difíceis de entender do que outros. Não obstante, considerei sempre a sua importância e esforcei-me para os conseguir interiorizar eficazmente de forma a que ficassem devidamente consolidados pois sei que no futuro serão uma ótima ajuda na minha prática profissional.
        Deste modo, penso que esta unidade curricular foi frutífera para mim enquanto aluno, e creio que foi especialmente importante no meu percurso académico. Espero continuar a aprofundar mais este tipo de conteúdos no futuro para que possa aumentar o meu conhecimento dentro desta área.